3 - A Informação em Tempo Real – Mudanças nas Empresas

A informação está disponível em tempo real a todas as partes da organização, embora ainda haja limitações de acesso em muitas organizações.

Se a informação é utilizada ou não, é obviamente outra questão. Atualmente, as informações sobre clientes e fornecedores não mais sobem a escada de marketing e depois descem pela hierarquia até as outras funções - elas hoje fluem lateralmente. Da mesma forma, as informações sobre produção fluem lateralmente para as áreas de marketing e finanças. Esses aspectos serão abordados em a visão integrada do marketing.

O acesso à informação pode ocorrer em todos os níveis da organização, e não mais apenas no topo. Essa já é a regra em empresas como Coca-Cola, Procter & Gamble, Microsoft, Nestlé, Laboratórios Aché, Natura e outras empresas – multinacionais e nacionais. Mais e melhores informações estão, hoje, disponíveis nos pontos periféricos das empresas, onde se ligam a clientes, fornecedores e provedores de produtos complementares. Um representante de vendas do Laboratório Ache, que telefona para um cliente, dispõe de informações em tempo real sobre tudo que o cliente já comprou da empresa, quando ocorreram as compras, o histórico de atendimento (aquisição, retenção e vendas adicionais), os níveis atuais de produção do Laboratório e de seus planos de P & D (desenvolvimento e lançamentos de novos medicamentos) e assim por diante.

À medida que cresce a riqueza das informações, crescem, também, os elos entre as partes da organização e entre a organização e seus clientes, fornecedores, concorrentes e provedores de produtos complementares. Isso implica economias e eficiências de custos.

Empresas inovadoras capitalizaram rapidamente sobre as vantagens que tal conectividade pode proporcionar. Veja o exemplo da fabricante de roupas italiana Benetton.



Copyright © 2010 AIEC.