| 1 - Matriz Boston Consulting Group – BCG Atualmente, tem-se pouco consenso sobre a melhor forma de avaliar os portfólios de carteiras. O estudo sobre composição da carteira tem se tornado um campo de pesquisa do Planejamento Estratégico ao explorar alguns modelos de decisão e análise. E, dentre eles, está a Matriz Boston Consulting - BCG. Assim, estudaremos essa matriz, sua composição, sua utilização na análise de portfólio de produto, bem como no ciclo de vida de um produto. O que é a Matriz Boston Consulting Group – BCG? - A década de 60 foi tida como uma época muito frutífera, em várias áreas de negócios. Nesse período, muitas empresas, inclusive a famosa GE, procuravam métodos para equilibrar seus portfólios de atividades. Algumas empresas contrataram a então recém-criada empresa de consultoria Boston Consulting Group (BCG) que, através de seu trabalho com a Mead Paper Corporation, desenvolvera um método para classificar suas aquisições em quatro categorias. A matriz Boston Consulting Group surge, assim, como a ferramenta de SWOT e do Composto de Marketing (Mix de Marketing). Por volta de 1970, este método evoluiu para o que eles chamavam então de sua “Matriz de Divisão de Crescimento” ou de “Matriz BCG”. Assim, pode-se dizer que:
Os objetivos principais do BCG são estudar a alocação de recursos da empresa, bem como seus riscos e oportunidades e analisar o estágio do produto em relação ao seu ciclo de vida – real e projetado. |
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