1 - Matriz Boston Consulting Group – BCG

Atualmente, tem-se pouco consenso sobre a melhor forma de avaliar os portfólios de carteiras. O estudo sobre composição da carteira tem se tornado um campo de pesquisa do Planejamento Estratégico ao explorar alguns modelos de decisão e análise. E, dentre eles, está a Matriz Boston Consulting - BCG.

Assim, estudaremos essa matriz, sua composição, sua utilização na análise de portfólio de produto, bem como no ciclo de vida de um produto.

O que é a Matriz Boston Consulting Group – BCG? - A década de 60 foi tida como uma época muito frutífera, em várias áreas de negócios. Nesse período, muitas empresas, inclusive a famosa GE, procuravam métodos para equilibrar seus portfólios de atividades. Algumas empresas contrataram a então recém-criada empresa de consultoria Boston Consulting Group (BCG) que, através de seu trabalho com a Mead Paper Corporation, desenvolvera um método para classificar suas aquisições em quatro categorias.

A matriz Boston Consulting Group surge, assim, como a ferramenta de SWOT e do Composto de Marketing (Mix de Marketing). Por volta de 1970, este método evoluiu para o que eles chamavam então de sua “Matriz de Divisão de Crescimento” ou de “Matriz BCG”.

Assim, pode-se dizer que:


A matriz BCG é um instrumento de análise que:

  • dá apoio à tomada de decisões estratégicas relativa ao portfólio (carteira) de negócios ou produtos; e
  • examina o atual portfólio de negócios e a performance de um produto no mercado, por meio da qual a administração avalia os negócios que constituem a empresa.

Os objetivos principais do BCG são estudar a alocação de recursos da empresa, bem como seus riscos e oportunidades e analisar o estágio do produto em relação ao seu ciclo de vida – real e projetado.



Copyright © 2010 AIEC.