| A Matriz BCG e o Ciclo de Vida do Produto - essa matriz classifica os negócios em quatro quadrantes (categorias):
A primeira dimensão, colocada no eixo vertical, reconhece o impacto do crescimento sobre o fluxo de caixa. O eixo horizontal mostra a variação da participação de mercado do nível baixo para o alto. No início do ciclo de vida, o produto tem uma certa probabilidade de ser lucrativo, mas pode exigir um consumo de caixa, dada à necessidade de fazer investimentos de capital ou de defender sua participação de mercado. O problema fica ainda maior em virtude do desequilíbrio dos mercados em crescimento, em que as vendas estão em um nível inferior ao da produção que, por sua vez, está abaixo do nível de compras. À medida que o ciclo de vida progride, passando do crescimento para a maturidade, os lucros tendem a diminuir porque o know-how torna-se mais acessível e a diferenciação diminui (o que pode aumentar a competição). Mas, ao mesmo tempo, os investimentos de capital são menores e as empresas passam a dispor de caixa. Esse potencial de geração de caixa em empresas que operam em mercados maduros proporciona a solidez de muitas empresas de primeira linha, tais como a Unilever, Bauducco, Avon, etc. A mudança pode aparecer como fluxo de caixa negativo quando a taxa de crescimento é alta, e como fluxo de caixa positivo quando a taxa de crescimento é baixa. Fluxos de caixa negativos estão relacionados, em geral, com baixa participação de mercado; fluxos de caixa positivos implicam altas participações de mercado. |
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