| O Boston Consulting Group propôs esse relacionamento com base em resultados experimentais, os quais mostram que os custos operacionais da empresa decrescem à medida que ela ganha experiência no mercado. Contudo, não é recomendável ficar “refém” das propostas teóricas: vale lembrar que em administração as teorias são, de uma maneira geral, oriundas de casos de sucesso implementados. Tais casos refletem um retrato da organização em um determinado momento, em uma dada circunstância, onde as decisões foram fundamentadas a partir de um determinado grupo de recursos estratégicos.
Portanto, o padrão verificado pelo Boston Consulting Group não pode ser extrapolado, assim como qualquer teoria ou modelo vigente, para toda e qualquer organização – é necessário que as empresas estejam preparadas para, a partir de modelos selecionados, adaptarem seus processos à realidade competitiva de seu mercado de atuação. Tal adaptação implica, ainda, na análise de todos os seus referenciais internos, relacionados com os recursos existentes e potenciais, para a construção da estratégica de mercado mais adequada à organização. |
Copyright © 2010 AIEC. |