| A curva de aprendizagem é parcialmente responsável pelo ajuste estratégico, pois ensina a empresa a priorizar determinados planos de ação em detrimento de outros. Os retornos advindos das economias de escala e de investimento do capital também devem ser observados para o trabalho com a matriz de portfólio de produtos em relação ao mercado: assim como as curvas de aprendizado estão interligadas à participação de mercado através de um ciclo de virtudes, o trabalho com recursos e ativos valiosos deve ser considerado. Uma empresa com grande participação no mercado ganha mais experiência do que os seus concorrentes. A experiência, se bem trabalhada, resulta em custos menores – e os custos menores significam que, em geral, com um determinado preço de venda, a empresa alcance uma maior participação de mercado e tenha, dessa forma, maiores lucros. A empresa com os maiores lucros ou margens de contribuição sobre as vendas tem mais dinheiro para gastar com pesquisa e desenvolvimento ou com marketing, o que lhe permite manter uma grande participação de mercado. A curva de aprendizado implica também uma análise setorial de mercado: para reconhecer seu “aprendizado”, é fundamental que a organização busque sua identificação, seu referencial de atuação. A análise setorial apresenta três componentes:
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