| O processo de aprendizado não contempla somente as experiências internas da organização, mas a análise de toda a dinâmica para a manutenção e o desenvolvimento da empresa em seu mercado de atuação. Assim, o aprendizado organizacional deve buscar, através do trabalho desenvolvido pela inteligência de marketing, monitorar também o comportamento de seus competidores. Nesse sentido, pode-se ver, na matriz, que o concorrente B pode sinalizar importantes caminhos a “não serem percorridos” (encontra-se atualmente na fase de declínio) e o concorrente C pode trazer ao mercado um diferencial que coloque a condição competitiva atual da empresa em posição não-privilegiada.
O estudo da turbulência também pode revelar às empresas uma nova orientação e possibilitar a empresa o desenvolvimento (e/ou o aprimoramento) de suas competências. As mudanças criam oportunidades para empresas inovadoras e ameaças para aquelas que, tentam evitá-las ou detê-las. E provável que ocorra uma redefinição para as palavras "trabalho" e "lazer", proporcionando oportunidades novas e importantes, para as empresas que estiverem prontas para aproveitá-las. A mudança do perfil demográfico, principalmente em seus aspectos de idade, estado civil, e distribuição de renda, oferece muitas oportunidades para o gerenciamento de marketing. Da mesma forma que a segmentação permite que a empresa dirija seus recursos para atender a um conjunto específico de necessidades dos clientes, a análise setorial ajuda a empresa a construir suas defesas orientadas contra um grupo específico de concorrentes e a consolidar seus pontos fortes de acordo com o tipo de mercado em que opera. |
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