2 - Ciclo de Vida de Produto x Composto Mercadológico

A análise do ciclo de vida do produto pode, ainda, ser representada por intermédio de um gráfico, onde o tempo de transição para cada uma das fases evolutivas do produto seja trabalhado no eixo x e o potencial máximo de vendas seja trabalhado no eixo y.

Análise do Ciclo de Vida de Produto

O potencial máximo de vendas deve ser representado a partir da definição de critérios a serem definidos pela própria empresa. O potencial representará para a organização um parâmetro de transição entre as fases – atuando como um “controle” sobre as estratégias projetadas e as realizadas.

Assim, pode-se dizer que o potencial máximo de vendas representa o conjunto de indicadores que servirá como referencial para a transição entre as fases a serem analisadas. A fase de declínio é alcançada no ponto de inflexão da curva. Uma das maiores falhas das organizações consiste, muitas vezes, na desconsideração dessa fase para fins de planejamento estratégico: muitas empresas ainda confundem esta fase com “o fracasso de suas operações”, com “suas falências”.

Na realidade, produtos líderes freqüentemente encontram-se nessa fase: o declínio é caracterizado pela redução, se comparada com seu potencial máximo, da capacidade de venda da empresa. Portanto, estratégias de marketing de revitalização e marketing de convergência devem ser exploradas a fim de buscar o retorno para o potencial máximo.



Copyright © 2010 AIEC.