3 - Ciclo de Vida de Produto Projetado x o Verificado

A representação gráfica abaixo apresenta um exemplo da necessidade de ajuste entre o planejamento estratégico mercadológico realizado e o verificado.

Análise Comparativa do Ciclo de Vida de Produto (o Projetado e o Verificado)

A empresa projetou o alcance da maturidade em dois anos quando, na realidade, esse estágio foi alcançado em menos de um ano. Por outro lado, o declínio, que havia sido projetado para ocorrer após dois anos de atuação, ocorreu também em um período de menos de um ano – mantendo-se, até o momento relatado (um ano), em inclinação estabilizada-constante (com leve tendência de queda).

Exploraremos, a seguir, algumas possibilidades, que levam à revisão das estratégias, pois, conforme foi relatado, a conjuntura do mercado foi alterada.


1. O mercado projetado foi subestimado (o potencial máximo, provavelmente, seria maior que o calculado.



2. O mercado absorveu o produto antes do esperado (nesse caso não há potencial de mercado subestimado).



3. Além dos fatores apresentados, com cerca de 08 meses (ponto de inflexão da curva) surgiram novos concorrentes (diretos e ou indiretos) que modificaram a arena competitiva.



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