As estratégias mercadológicas terão de ser ajustadas de acordo com o verificado no mercado, quer por intermédio da análise de portfólios entre produtos concorrentes, quer pela análise interna de portfólios ou pela análise de ciclo de vida de produto em relação ao potencial máximo de desempenho esperado. Assim, dando continuidade à linha estratégica do marketing, o planejamento do mix de marketing deverá ser realizado para cada uma das fases projetadas – e adaptadas em relação à realidade encontrada.

Em relação ao controle de Ciclo de Vida de Produto (CVP), pode-se dizer que os Sistemas de Informação representam importante fonte de subsídios não somente para a área de marketing, mas para toda a organização. Vale a pena entender sua estrutura e componentes de funcionamento. Não é incomum a associação, extremamente correta, entre Sistema de Informação (SI) e Curva de Aprendizagem Organizacional: quanto melhor estruturado for o SI, maior será a influência da Curva de Aprendizagem sobre os resultados da organização – observados por intermédio das estratégias projetadas e executados de Ciclo de Vida de Produto.

Da mesma forma, o Customer Relantionship Management (CRM) ou Administração do relacionamento com o Cliente encontra-se intimamente relacionada com a inteligência de mercado, possibilitando a percepção de "tratamento individual" e gestão das ações mercadológicas de acordo com o ajuste das ofertas a segmentos, também conhecidos como clusters, de clientes. O direcionamento da oferta de valor aos clientes possibilita a gestão do relacionamento com os clientes e deve ser iniciado antes mesmo da fase de aquisição de produtos: o planejamento de como os clientes deverão ser tratados – e de como os produtos serão direcionados à cada cliente –, possibilitará a projeção das estratégias mercadológicas em relação ao CVP. Vale lembrar que para cada fase de produto prevista, compreendida entre introdução, crescimento, maturidade e declínio, deverá ser calculado o custo do cliente para a organização. Em outras palavras, deverão ser identificadas estratégias para cada uma das três fases fundamentais do “Ciclo de Vida do Cliente” dentro da empresa – compreendidas pelas fases de aquisição, de retenção e de vendas adicionais (princípio de customer equity).

A Projeção de Ciclo de Vida de Produto encontra-se, portanto, intimamente relacionada com o mix de marketing (cada fase deverá ter estratégias mercadológicas específicas). Comportamentos comuns podem ser, de forma geral, observados em cada fase; contudo, é preciso ter bastante cuidado para não cair na armadilha de "fórmulas fechadas", como "sempre acontecerá nesta fase isto ou aquilo". É possível até considerar que, em determinados setores, em geral “na fase de maturidade sejam necessários investimentos menores em propaganda”, mas nunca será possível adotar este pensamento como “uma máxima”, pois a análise dependerá, dentre outros fatores, do impacto das influências do mercado específico sobre a organização e das estratégias adotadas por seus dirigentes.



Copyright © 2010 AIEC.