Resumo

Este módulo apresentou as características e objetivos da Matriz Boston Consulting Group – BCG, bem como a forma e quando aplicá-la.

A Matriz BCG:

  • é uma ferramenta de análise de carteiras de negócios (portfólios) e/ou produtos que contribui para a tomada de decisões estratégicas;
  • tem por objetivos avaliar a fase do produto no que diz respeito ao seu ciclo de vida (projetado e verificado) e de alocar recursos da empresa;
  • classifica os negócios em quatro quadrantes: 1) Star (crescimento); 2) Cash Cow (maturidade); 3) Child (lançamento); e 4) Dog (declínio).

Diante da progressão do ciclo de vida do produto (vai do crescimento à maturidade), os lucros tendem a diminuir porque a diferenciação diminui visto o know-how torna-se mais acessível. Porém, os investimentos de capital são menores e as empresas passam a dispor de caixa.

O padrão de comportamento verificado pelo Boston Consulting Group, para as fases de lançamento, crescimento, maturidade e declínio, não pode ser extrapolado para toda e qualquer organização. É necessário que as empresas estejam preparadas para, a partir de modelos selecionados, adaptarem seus processos à realidade competitiva de seu mercado de atuação, a partir da análise de todos os seus referenciais internos.

O princípio da curva de aprendizagem implica na experiência bem trabalhada como resultante da otimização de processo e da maximização de resultados (maior participação de mercado e maiores lucros). A análise de concorrência, a partir do portfólio e do ciclo de vida de produtos, pode levar ao ganho de experiência de aprendizagem.

O potencial máximo esperado representará para a organização um parâmetro de transição entre as fases – atuando como um “controle” sobre as estratégias projetadas e as realizadas.

O planejamento do mix de marketing deverá ser elaborado, considerando os mixes de produto, preço, praça e promoção, para cada uma das fases projetadas – e adaptado em relação à dinâmica de mercado encontrada.



Copyright © 2010 AIEC.