Para que o exercício de planejamento de marketing seja adequadamente executado, é preciso, portanto, que ele tenha uma base sólida. Assim, é fundamental que se disponibilize para os responsáveis pelo planejamento de marketing todas as informações possíveis a respeito:
Somente com base em informações desse tipo será possível avaliar corretamente os riscos e as conseqüências das várias linhas de ação alternativas e escolher aquela que melhor convenha à empresa na ocasião. As contínuas
e aceleradas mudanças sociais, econômicas, tecnológicas
e culturais que caracterizam o ambiente de marketing da organização,
associadas às mudanças vividas pelas empresas, com acréscimos
e perdas de capacitações, novas estruturações,
alterações nas políticas e estratégias, aquisições
e incorporações, disponibilidade ou não de recursos
de vários tipos, dificuldades momentâneas etc., fazem com
que a tarefa do administrador de marketing fique cada vez mais complexa
e arriscada. A forma de reduzir este risco é dispor do máximo
de conhecimento a respeito dessas variáveis; daí a importância
cada vez maior do sistema de inteligência de marketing. |
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