Resumo

Administração Estratégica, vertente atual, é necessária a qualquer empresa que pretenda apresentar vantagem competitiva. Ela surgiu com o propósito de eliminar os problemas existentes na etapa da implementação do planejamento estratégico.

Foram retomados os seguintes conceitos: administração – trabalhar com as pessoas e os recursos organizacionais, buscando alcançar os objetivos traçados pela empresa; planejamento – técnica administrativa que precisa ser formalizada para melhor prever e avaliar as ações em andamento, os resultados a serem obtidos, bem como os meios para alcançá-los; estratégia – meios/recursos empregados para se atingir os objetivos organizacionais desejados.

Os principais conceitos abordados: administração estratégica - o processo que promove a integração das decisões administrativas e operacionais com as estratégias, procurando, ao mesmo tempo, maximizar a eficiência e a eficácia da organização; estratégia organizacional – emprego adequado dos recursos organizacionais, esperando minimizar os problemas e maximizar as oportunidades.

Planejamento estratégico – possibilita a definição dos rumos a serem seguidos pela empresa para otimizar a relação empresa-ambiente; estabelece um conjunto de providências, a serem tomadas pelo administrador, voltadas para situação de futuro que tende a ser diferente do passado; é uma técnica administrativa que analisa os ambientes (externos e interno) de uma organização, criando a consciência das suas oportunidades e ameaças dos seus pontos fortes e fracos. Fixa o propósito de direção que a organização deverá seguir para aproveitar as oportunidades e evitar os riscos.

Planejamento tático - é predominantemente quantitativo, de curto prazo, com decisões administrativas e operacionais. Busca a eficiência da organização; é voltado para otimizar determinada área de resultado e não a empresa como um todo; trabalha decompondo os objetivos estabelecidos no planejamento estratégico; é elaborado em níveis organizacionais inferiores, tendo como principal objetivo a utilização eficiente dos recursos disponíveis para a consecução de objetivos previamente fixados, segundo estratégia predeterminada;
Planejamento operacional – é a formalização, em documento escrito, das metodologias de desenvolvimento e da implantação estabelecida. Detalha os recursos, produtos e resultados esperados, prazos, responsáveis e procedimentos básicos a serem adotados.

As linhas filosóficas do planejamento são a filosofia da satisfação (esforço para se alcançar o mínimo de satisfação), da otimização (planejamento buscando fazer algo tão bem quanto possível e não apenas suficientemente bem) e da adaptação ou homeostase (procura do equilíbrio da empresa, após alguma mudança, pois o desequilíbrio pode reduzir a eficiência do sistema-empresa).

O significado dos termos - missão (o motivo de a empresa existir), negócio (atividades de interesse), objetivos (o que a empresa espera alcançar), políticas (orientações gerais para a tomada de decisão), diretrizes (balizamento das políticas), plano estratégico (sistematização das informações do planejamento estratégico) e projeto (conjunto de recursos organizacionais, interdependentes, voltados para atingir objetivos/metas específicas, em determinado tempo) – deve ser plenamente observado no planejamento operacional.



Copyright © 2010 AIEC