2 - Diferenciação entre os níveis estratégico e tático

Como não há diferença marcante entre os dois níveis, distingui-los não é trabalho fácil; mas é necessário.

1° Nível - Planejamento Estratégico

2° Nível - Tático

• Está voltado para a dimensão estratégica da empresa. Refere-se aos objetivos e à eficácia da dimensão estratégica.
• As decisões estratégicas, geralmente, têm um alcance temporal longo, elevado grau de impacto e irreversibilidade;
• Relaciona-se com objetivos de longo prazo e com modos de persegui-los, que afetam a empresa como todo.
• É o resultado do trabalho conjunto da alta administração.
• O horizonte de tempo do planejamento estratégico é sempre maior que o do tático.

• Refere-se mais aos meios para atingir os objetivos, aos componentes da empresa e à eficiência.
• Define objetivos de médio e curto prazo e as formas de alcançá-los (afetam parte da empresa). Há certa dificuldade prática diante da necessidade de se definir objetivos de mais curto prazo que sejam partições dos objetivos de longo prazo (para que a consecução dos primeiros possa levar à concretização dos últimos. Tais dificuldades podem ser minimizadas pelo conhecimento dos tipos de planejamento.
• O horizonte de tempo do planejamento tático é sempre menor que o do estratégico.


Diferenças entre o planejamento estratégico e o planejamento convencional (de longo prazo) - É preciso ter em mente que existem diferenças entre o tradicional planejamento de longo prazo e o planejamento estratégico, ainda que muito sutis. Boucinhas (1972) define uma linha divisória entre o tradicional planejamento de longo prazo e o planejamento estratégico.

O planejamento de longo prazo tradicional trabalha com nítida estratégia programada no tempo, considerando os recursos e o fluxo de fundos, sempre havendo o consenso da alta administração da empresa. É elaborado por alguma unidade organizacional, sendo apenas ampliação do desempenho passado apresentado numericamente.


Essa forma de procedimento, para o autor, sofre carências pelas seguintes razões:

  • supõe-se que as condições, no futuro, serão as mesmas do passado;
  • falta clareza dos conceitos/hipóteses dos planos;
  • compromete o diálogo para orientar os executores, quanto à consecução dos objetivos;
  • separa as responsabilidades de planejamento e de execução.


Outro ponto a ser considerado é que, nesta era de descontinuidade, há necessidade de rápida e adequada adaptação das empresas, compreendendo que:

  • os ciclos de planejamento devem ser mais curtos, freqüentes, mais flexíveis e adaptativos;
  • os níveis de planejamento (estratégico, tático e operacional) precisam estar articulados;
  • o processo de tomada de decisões precisa ser acelerado.

O planejamento estratégico possui duas dimensões operacionais:

  • elaboração
  • implementação


Elaboração - identificação das oportunidades e ameaças no ambiente da empresa e adoção de estimativas de risco para as alternativas estabelecidas. O executivo deve considerar a explicitação dos alvos ou situações a serem alcançadas pela empresa.



Implementação - envolve assuntos organizacionais, os sistemas de informações e de incentivos, a competência, o treinamento e a liderança necessários ao processo.



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