1 - Diagnóstico estratégico

A primeira fase do planejamento estratégico é o diagnóstico, pelo qual se identifica a real situação da empresa quanto aos seus aspectos internos e externos. É fase crucial; qualquer posicionamento equivocado comprometerá o processo de planejamento estratégico.


O diagnóstico estratégico enfoca o momento presente e o próximo (desafio); constitui-se a dimensão crítica para o sucesso permanente.

A empresa, percebendo que os futuros acontecimentos poderão ser não desejáveis, precisa fazer alguma coisa e o ponto de partida é constituído pela disponibilidade de diagnósticos, análises e projeções.

Para a execução do diagnóstico estratégico, é necessário ter acesso a uma série de informações; estar preparado para fazê-lo; saber que informações são desejadas; quais as informações pertinentes e como obtê-las.

Princípios básicos – Segundo Oliveira (2001), o diagnóstico estratégico (ou análise estratégica) apresenta os seguintes princípios básicos:

  • a empresa deve perceber o ambiente e suas variáveis;
  • o ambiente oferece oportunidades que deverão ser usadas e ameaças a serem evitadas;
  • conhecer os pontos fortes e fracos é condição para enfrentar situações ambientais;
  • o processo de análise interna e externa deve ser integrado, contínuo e sistêmico.


Copyright © 2010 AIEC