4 - Posturas estratégicas da empresa

A estratégia define a postura estratégica da organização. Essa postura se estabelece diante da opção consciente por um caminho voltado para o cumprimento da missão. Tem como objetivo fixar todas as políticas e estratégias, a partir da decisão por determinada missão.

A postura estratégica pode ser:


Estratégia conservadora -
privilegia a continuidade de comportamento organizacional que “deu certo ao longo de determinado período”;



Estratégia de vanguarda ou inovadora - a organização assume que a mudança é um processo constante e necessário, em face das transformações operadas nos seus ambientes externo e interno.

Regra geral - a organização que adota uma postura estratégica de vanguarda:

  • está orientada para o cliente;
  • está voltada para o futuro, considerando, nos processos de mudança, sua experiência passada;
  • capitaliza, positivamente, as mudanças ocorridas no ambiente externo;
  • realiza alianças estratégicas com outras organizações para obter o efeito sinérgico quando dois ou mais “diferenciais competitivos” são utilizados conjuntamente;
  • está em mutação permanente para permitir o desenvolvimento de novas potencialidades;
  • assume responsabilidades sociais; e
  • adota padrões não mecanicistas de administração e gerência.


Copyright © 2010 AIEC