5 - Aspectos da vantagem competitiva

O rumo mais adequado para a futura estratégia empresarial será aquele em que a empresa possa distinguir-se favoravelmente de suas concorrentes. Assim, para a empresa ser eficaz no mercado, ela deve ter significativa vantagem competitiva.

A vantagem competitiva de uma empresa pode ser resultado do ambiente onde ela opera da situação geral da empresa, bem como da postura de atuação de sua alta administração.

A situação geral da empresa pode proporcionar vantagem competitiva quando, entre outros aspectos:

Não tem concorrentes muito fortes; Apresenta boa imagem dos produtos e serviços;
• Tem acesso à alta e inovadora tecnologia que possibilite redução de custos, simplifique o processo produtivo e preços competitivos dos produtos ou serviços; • Não tem problemas de suprimento de recursos financeiros, humanos e materiais;
• Tem boa imagem institucional;

• Possui alta liquidez financeira;

• Possui boa relação com o mercado;

• Tem baixo grau de endividamento;

• Apresenta adequada situação de capacidade instalada;

• Possui alto nível do quadro profissional;

• Tem alto poder de penetração dos segmentos de mercado;

• Possui adequado sistema de informações gerenciais;

• Possui agilidade e flexibilidade interna.

A postura da alta administração pode facilitar uma situação de vantagem competitiva quando, entre outros aspectos:

• Aceita risco;

• Sabe estabelecer políticas;

• Tem sentido de oportunidade;

• Conserva a visão voltada para o mercado;

• Sabe o que, realmente, deseja para a empresa;

• Sabe liderar, motivar;

• Sabe formular e operacionalizar estratégias;

• Administra, adequadamente, os projetos e recursos.



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