6 - Avaliação da postura estratégica

Para avaliação de uma postura estratégica da empresa, o executivo deve considerar:

a) os parâmetros para medir o desempenho da empresa, como:

  • taxa histórica e atual de crescimento em termos de volume de vendas, capital de giro, imobilizado e número de empregados;
  • participação histórica e atual no mercado em termos de produto, valor e volume;
  • nível histórico e atual de rentabilidade;
  • capacidade histórica e atual de sobrevivência da empresa.

b) pesos relativos que devem estabelecer para os vários parâmetros em função de:

  • tamanho da empresa;
  • taxa de crescimento da empresa;
  • participação no mercado atual e tendência futura;
  • rentabilidade atual e tendência futura;
  • lucratividade atual e futura tendência;
  • capacidade de sobrevivência e de desenvolvimento.

Cada um desses aspectos poderá ser comparado com a atuação atual e passada da empresa, dos concorrentes, com objetivos e os desafios estabelecidos para a empresa.



Copyright © 2010 AIEC