Resumo
Após
relembrar alguns dos principais aspectos do planejamento estratégico
como sua conceituação de uma técnica administrativa
para identificar as ameaças e oportunidades do ambiente externo
de uma empresa e os pontos fortes e fracos do seu ambiente interno,
tem-se como finalidade (re)definir seu negócio, sua missão,
políticas, diretrizes e projetos estratégicos.
Missão é a razão de ser da empresa.
Nesse ponto, procura-se determinar qual o negócio da empresa
(em que tipos de atividades a empresa deverá concentrar-se no
futuro). A definição da missão é importante
porque procura descrever as habilidades essenciais e secundárias
da empresa. Uma forma de se descrever a missão em termos simples
é responder a questão: “– Qual é o
negócio da empresa?”.
Ao se definir a missão, é preciso ter cuidado para não
fazer apenas uma descrição do que a empresa faz, porque
este procedimento não promove mudanças. É importante
não limitar a missão, ligando-a diretamente aos produtos/serviços
empresariais e defini-la de forma clara e equilibrada (nem longa nem
extremamente resumida).
Cenários - são composições
muito subjetivas, porém consistentes, entre projeções
variadas de tendências históricas e as postulações
de eventos específicos. Os cenários podem ser analisados
nas situações: 1) mais provável; 2) otimista; 3)
pessimista. A elaboração dos cenários pode utilizar
a abordagem projetiva ou prospectiva.
Posturas estratégicas da empresa – a organização
pode adotar a postura estratégica conservadora (continuar com
um comportamento que vem dando certo) ou a postura estratégica
de vanguarda ou inovadora (assume como necessário o processo
de mudança).
Avaliação da postura estratégica –
para avaliar a postura estratégica, é preciso levar em
conta os parâmetros de desempenho (taxa histórica e atual
de vendas; participação no mercado; nível de rentabilidade;
capacidade de sobrevivência da empresa; os pesos estabelecidos
para os parâmetros como tamanho da empresa, taxa de crescimento
atual e futura e rentabilidade/lucratividade).
Vantagem competitiva é a diferença favorável
da empresa dentro de seu segmento de mercado em relação
aos concorrentes.