5 - Estratégias genéricas

Segundo Michel Porter (1980), as estratégias empresariais podem ser classificadas em três categorias: diferenciação, liderança do custo e foco:


• estratégia de diferenciação
- projeta uma identidade própria para o serviço ou produto, que o distinga dos produtos concorrentes. Essa estratégia enfatiza mais vantagens como qualidade, serviço, prestígio para o consumidor, estilo do produto ou aspecto de instalações. Por exemplo: O McDonald`s enfatiza a qualidade de seus produtos e rapidez no atendimento;
estratégia de liderança do custo -busca oferecer um produto mais barato. Esta estratégia vem sendo utilizada por fabricantes de computadores, à medida que a tecnologia torna os produtos muito semelhantes e barateia os componentes (Maximiano, 2000);
estratégia de foco - seleciona um nicho no mercado e busca dominar os recursos para explorá-lo da melhor forma possível.

Estratégias alternativas

Com base na análise interna e na análise externa, tendo como alvo os objetivos e os desafios estabelecidos, é possível a preparação de uma lista de estratégias alternativas de ação que abarquem as possíveis configurações da empresa perante o binômio produto versus mercado. Para que tais estratégias sejam apropriadas, é necessário que cada uma delas seja dimensionada de modo que se tornem competitivas, relacionadas entre si e possíveis de serem operacionalizadas com recursos que estão à disposição da empresa no momento considerado.



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