|
| Resumo Estratégia
é o trajeto, o modo ou a ação formulada e adequada
para atingir, preferencialmente, de maneira diferenciada, os objetivos
fixados, para ter melhor posicionamento da empresa no seu segmento de
mercado. Dispositivos que auxiliam uma melhor atuação de desenvolvimento das estratégias, segundo Kahn, são: técnico-econômicos; organizacionais; tecnológicos. A estratégia é importante por ser uma ferramenta própria para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades, tanto para empresas como para outras organizações que não visam lucros. A partir
da fixação dos objetivos e das qualificações
do executivo, este poderá escolher um tipo de estratégia
mais apropriado. São tipos de estratégias: de sobrevivência;
de manutenção; de crescimento; de desenvolvimento. A implantação da estratégia geralmente está voltada para um novo produto ou serviço, cliente ou tecnologia e exige modificações internas na empresa (na estrutura organizacional, no sistema de informações e nos recursos). A etapa da avaliação da estratégia é outro ponto importante: deve-se verificar se a estratégia implementada propicia que os objetivos e desafios da empresa sejam atingidos. Porém, a estratégia não deve ser avaliada apenas após sua implementação; é preciso que ela seja avaliada para verificar a propriedade de ser adotada ou não. A avaliação deve ser feita com análise e adequação da estratégia às dimensões externas e internas da empresa; à missão, aos propósitos, objetivos e desafios da organização; ao horizonte ou período de tempo para que os objetivos sejam alcançados. |
Copyright © 2010 AIEC |