São elementos que compõem o projeto:

a) título - é o menor resumo do projeto e deve expressar os aspectos essenciais do problema ou da demanda. Não deve ser muito extenso (dificulta o registro do projeto) nem curto demais (não consegue exprimir a ideia principal do projeto);

b) resumo - deve registrar, de forma sucinta e completa, os pontos mais importantes do projeto, a descrição e a extensão do problema ou da demanda, os objetivos e a metodologia;

c) problema ou demanda - deve conter uma descrição clara do problema/demanda, sua importância e a indicação da estratégia para solucioná-lo(a). A descrição completa deve explorar sua importância social, tecnológica ou administrativa, sua prioridade, problemas que podem ser causados com a ausência de sua solução ou atendimento etc;

d) objetivos e metas - devem indicar o propósito a ser alcançado, buscando encontrar respostas para questões relevantes do problema a ser resolvido ou da demanda a ser atendida. As metas representam a quantificação dos objetivos, de forma a torná-los mensuráveis, e requer um prazo definido para ser alcançada. O prazo de cada meta poderá ser utilizado como indicador de desempenho na fase de avaliação do projeto;

e) unidades organizacionais envolvidas diretamente na sua execução - são aquelas unidades que contribuirão diretamente com seus resultados;

f) estratégia de ação – descrição das ações a serem desenvolvidas, como os recursos serão utilizados, a necessidade de envolvimento de outras organizações, de teste ou validação do resultado, bem como a responsabilidade das unidades participantes do projeto;

g) cronograma de execução - visa ordenar cronologicamente todas as atividades programadas do projeto e indicar os prazos inicial e final de cada uma delas;

h) equipe do projeto - neste campo deve-se indicar os nomes dos empregados que participarão diretamente da execução do projeto, bem como o nome do responsável pelo seu gerenciamento;

i) recursos físicos – neste campo devem ser relacionados os recursos físicos necessários ao projeto e o seu orçamento;

j) orçamento – todos os itens orçamentários previstos para a realização do projeto;

l) indicadores de desempenho - são essenciais para o acompanhamento e a avaliação do projeto porque constituem os parâmetros que possibilitam à organização julgar sua eficiência. Um “indicador” é um parâmetro quantificável e comparável que tem como função indicar um estágio de desenvolvimento que seria alcançado em certa escala de referência;

m) resultados esperados – devem ser indicados, com clareza, de forma a possibilitar a comparação entre o que foi produzido e o que foi planejado. O resultado destina-se a resolver o problema ou atender a demanda do projeto. Ele pode se constituir num produto ou serviço, em alguma metodologia ou sistema administrativo, na melhoria de algum procedimento administrativo etc. e data em que foi preparado;

n) data em que foi preparado;

Exemplo de Formulário de Projeto.



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