| Resumo
Após fixar missão, negócio, objetivos, desafios e estratégias, define-se a política, traçam-se as diretrizes, identificam-se os projetos e os planos de ação. Depois, elabora-se a etapa que realizará o controle e a avaliação do planejamento estratégico. Diretrizes e políticas administrativas diferem: as Diretrizes
representam o conjunto das grandes orientações da empresa
(objetivos, estratégias e políticas); e as Políticas
são parâmetros ou orientações que facilitam
a tomada de decisões pelo executivo. As
políticas podem se dividir em gerais (representam
princípios ou leis gerais fundamentadas na filosofia básica
de atuação da empresa) e específicas
(representam os princípios e leis que devem ser respeitados por
uma área específica da empresa).
Características
das políticas: flexibilidade;
abrangência; coordenação e ética.
Projeto: trabalho que define datas de início e término dos procedimentos; o coordenador responsável, o resultado final predeterminado, no qual são alocados os recursos necessários ao seu desenvolvimento. Qualquer projeto apresenta as fases de caracterização e de execução. O papel do controle e da avaliação é acompanhar
o desempenho do sistema, por meio da comparação entre as
situações alcançadas e as previstas; também
buscam assegurar que o desempenho real alcance os padrões estabelecidos. A função controle e avaliação apresenta quatro fases: 1) padrões de medida e avaliação; 2) medida dos desempenhos apresentados; 3) comparação do realizado com o esperado; 4) ação corretiva. Percorridas
todas as etapas é preciso, ainda, que se verifique a consistência
do planejamento estratégico, analisando a consistência interna/externa;
os riscos envolvidos; horizonte de tempo e a sua praticabilidade. |
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