A gestão por processo, enquanto parte integrante do modelo de
gestão, compreende a visão integrada de todas as atividades.
É uma forma de organização do trabalho que possibilita
às pessoas visão do fluxo de trabalho de uma forma horizontal,
independente do local onde são executadas as atividades. O trabalho,
organizado segundo a lógica de processo toma por base o enfoque
sistêmico, que envolve mudança das partes para o todo,
da percepção dos objetos para as relações
(interdependência entre fornecedores, executores e clientes) das
estruturas com os processos, da inter-relação dos problemas,
da integração e do crescimento para sustentabilidade.
O modelo organizacional representa a forma como o trabalho será
dividido e as responsabilidades distribuídas entre os gestores
da empresa, de modo que sejam atingidos os objetivos e as metas delineados
pela estratégia. Adota-se, para isso, a organização
das atividades como processo. Esse modelo compreende duas equipes: uma
de dirigentes, composta pelo Chefe-Senior e pelos Chefes Adjuntos, e
uma de supervisores, responsáveis pelos macroprocessos e pelos
processos necessários à organização, acompanhamento
e controle das atividades para atendimento das metas estabelecidas.
A perspectiva institucional e financeira indica se a estratégia
e as respectivas iniciativas são capazes de gerar e desenvolver
soluções e se contribuem para a melhoria dos resultados.
Preocupa-se com a medição e a administração
de custos, visando valorizar os produtos/serviços da empresa
e gerar ganhos de receita direta. Produz impacto socioeconômico
e posicionamento positivo da marca da empresa perante a sociedade.
A perspectiva clientes identifica os segmentos de clientes
e mercados nos quais a unidade atuará e as medidas de desempenho
a serem utilizadas como, por exemplo, a maneira como os clientes estão
percebendo a organização.
A perspectiva processos internos reconhece os processos críticos
nos quais devem ser concentrados esforços para o alcance da excelência.
Deve incluir a preocupação com a flexibilidade organizacional
e administrativa, comunicação constante, profissionalismo
e ética nas decisões.
<<Fechar
Aprendizagem e crescimento
A perspectiva aprendizagem e crescimento distingue a infraestrutura
que a organização deve construir para gerar e desenvolver
suas competências profissionais.
A Embrapa Agroindústria de Alimentos é o centro de referência
na geração e transferência de conhecimentos e tecnologia,
produtos e serviços, viabilizando soluções para
a agroindústria de alimentos.
Gerar, promover e transferir conhecimento científico e tecnológico,
com ênfase em processos, produtos e equipamento para manter o
desenvolvimento sustentável da agroindústria de alimentos,
em benefício da sociedade.
Inovação e Qualidade em Pesquisa e Desenvolvimento: Consiste
na geração, adaptação do conhecimento e
tecnologia visando oferecer produtos e serviços de qualidade,
originais e adaptados para os diversos segmentos de mercado.
Gerar produtos e serviços de qualidade e inovadores, por meio
de equipes interdisciplinares; buscar alternativas concretas que agreguem
valor, traduzidas no que o cliente possa pagar. Tudo para, de certa
forma, trazer melhoria de vida e ou satisfação pessoal,
aumentar a vantagem competitiva, minimizar impactos negativos no ambiente,
incorporar atributos diferenciados de qualidade e reduzir custos de
produção.
O modelo de gestão procura focalizar os esforços da empresa
nas chamadas competências essenciais e nos objetivos estratégicos
mais importantes para os quais deve dirigir atenção e recursos,
criando as bases da gestão estratégica. O modelo traduz a
visão e a estratégia, em conjunto de objetivos estratégicos
e respectivas medidas de desempenho, que serve de base à gestão
estratégica.
Os objetivos e os indicadores de desempenho utilizados não se
limitam a conjunto aleatório de medidas. Eles derivam de processo
hierárquico do tipo top-down (de cima para baixo, na estrutura
hierárquica da empresa), orientado pela missão e visão
e são, finalmente, convertidos em objetivos e medidas tangíveis.
O modelo de gestão possibilita monitoramento e ajuste na implementação
da estratégia, por meio das respectivas medidas de desempenho,
o que poderá ocasionar mudanças na própria estratégia.
Vincula as metas institucionais às metas pessoais, criando entendimento
e comprometimento dos empregados e gerentes. O modelo é construído
por meio de processo sistemático que implica consenso e clareza
sobre como traduzir a missão e a visão em objetivos e indicadores
de desempenho.