Leitura e análise dos documentos internos sobre a visão,
missão e a estratégia da empresa e da unidade. O executivo
responsável pela modelagem obtém informações
sobre o setor e o ambiente competitivo, inclusive sobre tendências,
inovações tecnológicas e preferências dos
clientes. Após a análise dos documentos, a equipe responsável
pela modelagem (duas pessoas) realiza entrevistas de, aproximadamente,
90 minutos cada, para obter informações sobre os objetivos
estratégicos e as ideias preliminares da empresa para as medidas,
abrangendo as quatro perspectivas. Na entrevista, uma pessoa pode
concentrar-se nos objetivos e medidas reais especificados pelo executivo,
enquanto outra tenta captar citações que sirvam para
respaldar e dar mais significado aos objetivos e às medidas
definidas. As entrevistas podem fluir livremente e não seguir
estrutura predeterminada. Consiste em estabelecer objetivos que, se
alcançados, possam transformar a empresa rumo à visão
definida. Também comunica e responde dúvidas sobre o
Modelo, obtém informações quanto à estratégia
organizacional e busca saber como tal se traduz em objetivos e medidas
para o Modelo. A entrevista voltada para os objetivos inclui a tradução
da estratégia e dos fins em medidas operacionais tangíveis,
conhecer melhor as preocupações em relação
ao desenvolvimento do Modelo, identificar conflitos potenciais entre
os participantes, quer em relação à estratégia
e aos objetivos, quer em nível pessoal ou interfuncional.
<<Fechar