|
|
|
Vale lembrar que as metas definidas em função da fixação dos objetivos e da missão organizacionais é um dos itens necessários à realização de comparações e, portanto, à validação dos indicadores. Isso mostra que os indicadores devem estar intimamente relacionados ao processo de planejamento estratégico da empresa. É preciso atentar para o fato que o indicador não é a própria realidade avaliada e sim uma aproximação dela. Trata-se de instrumento que busca conhecer a realidade que pretende avaliar e identificar as situações existentes no ambiente em que a organização está inserida. Associados ao conceito de indicador, têm-se os conceitos de índice e de padrão. Entretanto, um número não é, por si, um indicador. Torna-se um indicador apenas se trouxer alguma informação, ou a ideia associada ao número. Exemplo elucidativo sobre o assunto é a temperatura corporal de uma pessoa (Viña, 1986).
A indicação
de queda nos lucros ou então a redução no orçamento
anual não diz a ninguém o que está errado e muito
menos o que precisa ser feito. Este é, também, exemplo de
indicador. |
Copyright © 2010 AIEC |