Os princípios a seguir integram o Balanced Scorecard de uma empresa à sua estratégia:


1. Relações de causa e efeito

• A elaboração de um Scorecard deve delinear a estratégia da organização por meio das relações de causa e efeito (sequência de afirmativas do tipo “se - então”).
• A sistemática de medição deve envolver as hipóteses e objetivos, nas diversas variáveis existentes, a fim de serem gerenciadas e validadas.
• O sistema deve identificar e tornar clara a sequência de hipóteses relativas às relações de causa e efeito dos resultados e vetores de desempenho.
• Toda a medida selecionada para um Balanced Scorecard deve ter integração entre causa e efeito.

.


2. Resultados e vetores de desempenho

São medidas essenciais de resultados que refletem as metas comuns das diversas estratégias envolvidas. Caracterizam como indicadores de ocorrências (lucratividade, participação de mercado, nível de satisfação de clientes etc). Os vetores de desempenho demonstram a singularidade da estratégia da unidade de negócio (segmentos de mercado, processos internos específicos etc.). Um bom Balanced Scorecard deve integrar as medidas de resultado e vetores de desempenho; sem isso, não há o comunicado de como os resultados devem ser alcançados nem se poderá antecipar a avaliação de implementação da estratégia, gerando uma falha na tradução de como expandir os negócios.

 


3. Relação com os Fatores Financeiros

• Os programas de mudança organizacional levam à preocupação com metas estanques como qualidade, satisfação dos clientes, inovação etc. Embora possam ser traduzidas em melhor desempenho da unidade de negócios, o sucesso não será pleno se forem consideradas um fim em si mesmas.
• O sucesso estratégico se dá pela associação das melhorias operacionais e os resultados econômicos. O Scorecard enfatiza os resultados financeiros como retorno sobre os investimentos.
• O desempenho financeiro futuro deve ser diretamente vinculado aos programas de melhoria implementados. A não associação desses fatores leva à desmotivação em razão da tenuidade da mensuração das recompensas advindas dos programas de mudança.

Considerando que cada uma das quatro perspectivas do Balanced Scorecard pode exigir de quatro a sete medidas distintas, deve-se ressaltar que elas não podem ser consideradas como aspectos independentes, pois se tornaria muito complicado para a empresa absorvê-los.

O Balanced deve ser visto como a instrumentação de uma única estratégia. Quando o Scorecard representa a manifestação da estratégia, o número de indicadores passa a ser irrelevante, pois as medidas são interligadas entre si em cadeia de causa e efeito que descreve a estratégia da unidade de negócios.



Copyright © 2010 AIEC