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O Balanced Scorecard de uma unidade organizacional - As primeiras experiências com o BSC aconteceram em empresas de nichos específicos do setor de semicondutores e em segmento específico da indústria da informática, as quais desenvolveram Scorecard que funcionava também como Scorecard corporativo. A partir do momento em que se desenvolve o Balanced Scorecard para uma unidade organizacional, as declarações de missão e de estratégia para os departamentos e unidades funcionais podem ser definidas pela missão, pela estratégia e pelo Scorecard da unidade de negócios. Todos trabalham com coerência para alcançar os objetivos da Scorecard da unidade organizacional.
Terá Balanced Scorecard o departamento ou unidade funcional que dispuser de missão, estratégia, clientes e processos internos. Se a unidade organizacional for estabelecida em termos amplos, talvez tenha dificuldades de definir estratégia integrada e coerente. Mesmo que as empresas possuam vários Scorecards de unidades, com grandes variáveis de independência, elas procuram desenvolver um Scorecard corporativo, que lhes define modelo corporativo comum sobre temas e visões que orientem os scorecards a serem desenvolvidos nas unidades e guiem a forma de a empresa agregar valores. Enfim,
alguns aspectos são de fundamental importância para alcançar
o sucesso da aplicação do BSC nas organizações:
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