3 - Projeto organizacional


O propósito de se elaborar um projeto organizacional é propiciar condições, ao executivo, para identificar e operacionalizar os planos de ação voltados para os resultados esperados e enfocados pelo planejamento estratégico.

O projeto é considerado uma resposta organizacional a determinados desafios que exijam esforços de várias de suas unidades funcionais e um dos instrumentos mais efetivos e utilizados para implementar mudanças organizacionais. O projeto refere-se a um trabalho que estipula o prazo de início e término das ações/atividades, o coordenador responsável e o resultado final esperado para onde serão dirigidos os recursos necessários ao seu desenvolvimento.

Para se elaborar projeto adequado, é importante conhecer e distinguir as definições de atividades, subprojetos, programa, administração de projeto e plano de ação (Oliveira, 2001 e Vargas, 2002):

Atividades - é a maior unidade (ou parte) dentro de um projeto;
Subprojetos - partes de um projeto fáceis de serem gerenciadas/controladas. São responsáveis por uma pequena parte do projeto total ou por fases específicas, que podem ser terceirizadas ou até desenvolvidas por grupos isolados. Porém não devem ser desvinculados de um processo.
Programa - existe apenas quando vários projetos estão associados em um conjunto de benefícios ou estratégias comuns, podendo ter vida própria isoladamente. Seu objetivo é integrar projetos que têm missões e objetivos comuns. Um programa seria como um conjunto de pessoas que se reúnem com objetivos comuns, porém com vidas próprias e independentes. Exemplos: o Programa Comunidade Solidária, do Governo Federal, tem atrelado a si o projeto de alfabetização de adultos.
Administração de projeto - empenho para melhor alocar os recursos.
Plano de ação - conjunto das partes comuns dos projetos relativos ao assunto tratado (recursos humanos, tecnologia etc.).


Copyright © 2003 AIEC.