São elementos
que compõem o projeto:
a) título
- é o menor resumo do projeto e deve expressar os aspectos essenciais
do problema ou da demanda. Não deve ser muito extenso (dificulta
o registro do projeto) nem curto demais (não consegue exprimir
a idéia principal do projeto);
b) resumo
- deve registrar, de forma sucinta e completa, os pontos mais importantes
do projeto, a descrição e a extensão do problema
ou da demanda, os objetivos e a metodologia;
c) problema ou demanda - deve conter uma descrição
clara do problema/demanda, sua importância e a indicação
da estratégia para solucioná-lo(a). A descrição
completa deve explorar sua importância social, tecnológica
ou administrativa, sua prioridade, problemas que podem ser causados
com a ausência de sua solução ou atendimento etc;

d)
objetivos e metas - devem indicar o propósito
a ser alcançado, buscando encontrar respostas para questões
relevantes do problema a ser resolvido ou da demanda a ser atendida.
As metas representam a quantificação dos objetivos, de
forma a torná-los mensuráveis, e requer um prazo definido
para ser alcançada. O prazo de cada meta poderá ser utilizado
como indicador de desempenho na fase de avaliação do projeto;
e) unidades organizacionais envolvidas diretamente na sua execução
- são aquelas unidades que contribuirão diretamente com
seus resultados;
f) estratégia de ação –
descrição das ações a serem desenvolvidas,
como os recursos serão utilizados, a necessidade de envolvimento
de outras organizações, de teste ou validação
do resultado, bem como a responsabilidade das unidades participantes
do projeto;
g) cronograma de execução - visa ordenar
cronologicamente todas as atividades programadas do projeto e indicar
os prazos inicial e final de cada uma delas;
h) equipe do projeto - neste campo deve-se indicar
os nomes dos empregados que participarão diretamente da execução
do projeto, bem como o nome do responsável pelo seu gerenciamento;
i) recursos físicos – neste campo devem
ser relacionados os recursos físicos necessários ao projeto
e o seu orçamento;
j) orçamento – todos os itens orçamentários
previstos para a realização do projeto;
l) indicadores de desempenho - são essenciais
para o acompanhamento e a avaliação do projeto porque
constituem os parâmetros que possibilitam à organização
julgar sua eficiência. Um “indicador” é um
parâmetro quantificável e comparável que tem como
função indicar um estágio de desenvolvimento que
seria alcançado em uma certa escala de referência;
m) resultados esperados – devem ser indicados,
com clareza, de forma a possibilitar a comparação entre
o que foi produzido e o que foi planejado. O resultado destina-se a
resolver o problema ou atender a demanda do projeto. Ele pode se constituir
num produto ou serviço, em alguma metodologia ou sistema administrativo,
na melhoria de algum procedimento administrativo etc. e data em que
foi preparado;
n) data em que foi preparado; Exemplo
de Formulário de Projeto.