Resumo

Após fixar missão, negócio, objetivos, desafios e estratégias, define-se a política, traçam-se as diretrizes, identificam-se os projetos e os planos de ação. Após elabora-se a etapa que realizará o controle e a avaliação do planejamento estratégico.

Diretrizes e políticas administrativas são coisas diferentes:

Diretrizes - representam o conjunto das grandes orientações da empresa (objetivos, estratégias e políticas);
Políticas - são parâmetros ou orientações que facilitam a tomada de decisões pelo executivo. Procuram refletir e interpretar os objetivos, delimitar o planejamento estratégico, estabelecer as bases sobre como os objetivos e desafios serão alcançados e mostrar às pessoas o que elas poderiam ou não fazer para contribuir para o alcance dos objetivos e desafios da empresa.

Tipos de Políticas – podem ser estabelecidas (decorrentes dos objetivos, são estipuladas pelos dirigentes para orientar os subordinados), solicitadas (pedidos de orientações de subordinados aos dirigentes sobre ações específicas) ou impostas (vêm dos elementos ambientais da empresa).

Dependendo da forma de divulgação, as políticas podem ser explícitas (posicionamentos escritos ou orais diante das informações que facilitam a escolha do tomador de decisões) ou implícitas (política não formulada - não falada nem escrita).

As políticas podem se dividir em gerais (representam princípios ou leis gerais fundamentadas na filosofia básica de atuação da empresa) e específicas (representam os princípios e leis que devem ser respeitados por uma área específica da empresa).

Características das políticas - flexibilidade; abrangência; coordenação e ética.

Projeto - trabalho que define datas de início e término dos procedimentos; o coordenador responsável, o resultado final predeterminado no qual são alocados os recursos necessários a seu desenvolvimento. Qualquer projeto apresenta as fases de caracterização e de execução.

O papel do controle e da avaliação é acompanhar o desempenho do sistema, por meio da comparação entre as situações alcançadas e as previstas; também buscam assegurar que o desempenho real alcance os padrões estabelecidos.

Suas finalidades são corrigir e evitar a reincidência dos desvios identificados; aproximar os resultados obtidos dos resultados esperados; verificar se as estratégias e políticas estão possibilitando o atendimento dos resultados almejados; fornecer informações gerenciais propiciando uma intervenção rápida no desempenho do processo.

Para que o controle e a avaliação sejam realizados adequadamente, é preciso que o executivo conte com um sistema de informações confiável. Os tipos, a freqüência, a qualidade e as fontes são aspectos importantes das informações a serem analisados.

A função controle e avaliação apresenta quatro fases: 1) padrões de medida e avaliação; 2) medida dos desempenhos apresentados; 3) comparação do realizado com o esperado; 4) ação corretiva.

Percorridas todas as etapas, ainda, é preciso que se verifique a consistência do planejamento estratégico, analisando a consistência interna/externa; os riscos envolvidos; horizonte de tempo e a sua praticabilidade.

O executivo precisa estar ciente de que aplicação inadequada da função controle e avaliação podem gerar série de resistências das pessoas.



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