A gestão por processo enquanto parte integrante do modelo de
gestão, compreende a visão integrada de todas as atividades.
É uma forma de organização do trabalho, que possibilita
às pessoas visão do fluxo de trabalho de uma forma horizontal,
independentemente do local onde são executadas as atividades.
O trabalho, organizado segundo a lógica de processo toma por
base o enfoque sistêmico, que envolve mudança das partes
para o todo, da percepção dos objetos para as relações
(interdependência entre fornecedores, executores e clientes) das
estruturas com os processos, da inter-relação dos problemas,
da integração e do crescimento para sustentabilidade.
O modelo organizacional
representa a forma como o trabalho será dividido e as responsabilidades
distribuídas entre os gestores da empresa, de modo que sejam
atingidos os objetivos e as metas delineados pela estratégia.
Dota-se, para isso, a organização das atividades como
processo. Esse modelo compreende duas equipes: uma de dirigentes, composta
pelo Chefe-Senior e pelos Chefes Adjuntos, e uma de supervisores, responsáveis
pelos macro processos e pelos processos necessários à
organização, acompanhamento e controle das atividades
para atendimento das metas estabelecidas.
A perspectiva institucional e financeira indica se a estratégia
e as respectivas iniciativas são capazes de gerar e desenvolver
soluções e se contribuem para a melhoria dos resultados.
Preocupa-se com a medição e a administração
de custos, visando valorizar os produtos/serviços da empresa
e gerar ganhos de receita direta. Produz impacto sócio-econômico
e posicionamento positivo da marca da empresa perante a sociedade.
A perspectiva clientes identifica os segmentos de clientes
e mercados nos quais a unidade atuará e as medidas de desempenho
a serem utilizadas como, por exemplo, a maneira como os clientes estão
percebendo a organização.
A perspectiva processos internos reconhece os processos críticos
nos quais devem ser concentrados esforços para o alcance da excelência.
Deve incluir a preocupação com a flexibilização
organizacional e administrativa, comunicação constante,
profissionalismo e ética nas decisões.
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A perspectiva aprendizagem e crescimento distingue a infra-estrutura
que a organização deve construir para gerar e desenvolver
suas competências profissionais.
Visão da Embrapa
A Embrapa Agroindústria de Alimentos é o centro de referência
na geração e transferência de conhecimentos e tecnologia,
produtos e serviços, viabilizando soluções para
a agroindústria de alimentos.
Missão da Embrapa
Gerar, promover e transferir conhecimento científico e tecnológico,
com ênfase a processos, produtos e equipamento para manter o desenvolvimento
sustentável da agroindústria de alimentos, em benefício
da sociedade.
Tema estratégico da Embrapa
Inovação e Qualidade em Pesquisa e Desenvolvimento: Consiste
na geração, adaptação do conhecimento e
tecnologia visando oferecer produtos e serviços de qualidade,
originais e adaptados para os diversos segmentos de mercado.
Objetivos Estratégicos da Embrapa
Gerar produtos e serviços de qualidade e inovadores, por meio
de equipes interdisciplinares; buscar alternativas concretas que agreguem
valor, traduzidas no que o cliente possa pagar. Tudo para, de certa
forma, trazer melhoria de vida e ou satisfação pessoal,
aumentar a vantagem competitiva, minimizar impactos negativos no ambiente,
incorporar atributos diferenciados de qualidade e reduzir custos de
produção.
O modelo de gestão procura focalizar os esforços da empresa
nas chamadas competências essenciais e nos objetivos estratégicos
mais importantes para os quais deve dirigir atenção e recursos,
criando as bases da gestão estratégica. O modelo traduz a
visão e a estratégia, em conjunto de objetivos estratégicos
e respectivas medidas de desempenho, que serve de base à gestão
estratégica.
Os objetivos e os indicadores de desempenho utilizados não se
limitam a conjunto aleatório de medidas. Eles derivam de processo
hierárquico do tipo top-down (de cima para baixo, na estrutura
hierárquica da empresa), orientado pela missão e visão
e são, finalmente, convertidos em objetivos e medidas tangíveis.
O modelo de gestão possibilita monitoração e ajuste
na implementação da estratégia, por meio das respectivas
medidas de desempenho, o que poderá ocasionar mudanças na
própria estratégia. Vincula as metas institucionais às
metas pessoais, criando entendimento e comprometimento dos empregados
e gerentes. O modelo é construído por meio de processo sistemático
que implica consenso e clareza sobre como traduzir a missão e a
visão em objetivos e indicadores de desempenho.