|
| 2 - O que é o Balanced Scorecard (BSC)?
O
BSC não deve ser utilizado como sistema de controle e sim de informação,
comunicação e aprendizado. É reconhecido como sistema
de gerenciamento que torna possível à organização,
com base no esclarecimento de sua visão e estratégias, a
definição de ações que levem ao contínuo
melhoramento de seu desempenho e resultados. O sistema de informação
gerencial deve contribuir como suporte às estratégias adotadas
para que elas possam ser acompanhadas e venham a produzir retornos positivos
para a empresa.
O sistema BSC preserva a ênfase nos resultados financeiros ao associar todas as demais medidas a objetivos financeiros. Realistas, eles não se esquecem que os resultados financeiros são, afinal de contas, os resultados decisivos. Existe a necessidade de especificar a forma que os investimentos feitos nos funcionários, as ações dirigidas para o aperfeiçoamento de processos e as medidas tomadas para melhorar a qualidade do atendimento e dos serviços prestados aos clientes se relacionam com crescimento dos volumes de vendas, aumento de margens operacionais, redução de custos e maior rapidez no giro dos estoques. Um dos pontos-chave do BSC é a questão da comunicação. É importante mostrar os objetivos críticos a serem alcançados para que a estratégia seja bem-sucedida, transmitindo-os à empresa por todos os meios de comunicação disponíveis.
|
Copyright © 2003 AIEC. |