O balanced scorecard de uma unidade organizacional - As primeiras experiências com o BSC aconteceram em empresas de nichos específicos do setor semicondutores e em segmento específico da indústria da informática. Esses desenvolveram scorecard que funcionava também como scorecard corporativo. A partir do momento que se desenvolve o Balanced scorecard para uma unidade organizacional, as declarações de missão e de estratégia para os departamentos e unidades funcionais podem ser definidas pela missão, pela estratégia e pelo scorecard da unidade de negócios. Todos trabalham com coerência para alcançar os objetivos da scorecard da unidade organizacional.

Terá balanced scorecard o departamento ou unidade funcional que dispuser de missão, estratégia, clientes e processos internos. Se a unidade organizacional for estabelecida em termos amplos, talvez tenha dificuldades de definir estratégia integrada e coerente. Mesmo que as empresas possuam vários scorecards de unidades, com grandes variáveis de independência, elas procuram desenvolver um scorecard corporativo, que lhe define modelo corporativo comum sobre temas e visões que orientem os scorecards a serem desenvolvidos pelas unidades e guiem a forma de a empresa agregar valores.

Enfim, para alcançar-se o sucesso da aplicação do BSC, nas organizações, alguns aspectos são de fundamental importância:
  • a integração entre as quatro perspectivas, para que não se tornem isoladas dentro do contexto;
  • o “balanceamento” (equilíbrio) entre os graus de importância das perspectivas do BSC;
  • a existência de ótica organizacional que “enxergue” o BSC como sistema de gestão estratégica e não somente gestão financeira;
  • existência de boa comunicação que explique a todos os funcionários da empresa o que é o modelo e como ele deve ser utilizado;
  • integração entre o balanced scorecard e o processo de gestão.


Copyright © 2003 AIEC.