| Parcerias
e alianças em redes digitais - Estudos atuais têm
chamado a atenção para o termo parceria ao se falar em redes
digitais. Elas permitem, cada vez mais, que as organizações
solidifiquem suas parcerias. A Internet, por exemplo, está abrindo
caminho para nova forma de relacionamento no mundo dos negócios.
Os computadores tornam-se, cada vez mais, o elo das cadeias produtivas,
permitindo aprimorar os processos, seja na produção, na distribuição,
no desenvolvimento de produtos ou na prestação de serviços.
Tudo isso, porque tornam mais profundos e eficientes os relacionamentos
que as empresas já têm hoje com seus parceiros.
Junqueira (2000) chama
esse modelo de “comércio colaborativo” e diz que “(...)
nada mais é do que negócios em parceria”. Muitas organizações
têm adotado essa forma de parceria e/ou aliança. A Dell
Computers, empresa da indústria do segmento de computadores,
é um exemplo. Ela integrou inteiramente em rede seu sistema de
produção aos seus fornecedores. O seu diretor de marketing
e vendas corporativas busca estabelecer relações mais duradouras
com os parceiros:
“Trata-se de uma política de longo prazo, sem negociações
predatórias, que visa a formatação de parcerias
interligadas em rede mais sólidas.” (Eduardo
Strazzeri, Diretor de marketing e vendas corporativas da Dell Computers).
|
|