| Resumo
Diferenças
entre parcerias e alianças estratégicas
Parcerias – Organizações que entram
em cooperação entre si, em ação conjunta pontual,
em relações de curto prazo e com interesses e objetivos
comuns. Cada empresa aloca recursos para atingir esses objetivos.
Alianças estratégicas - As empresas, além
de cooperarem entre si, devido às suas necessidades mútuas,
compartilham dos riscos para alcançar objetivo comum. Tais alianças
pressupõem comprometimento mais no longo prazo e grande envolvimento
entre as partes.
Início
de parcerias e alianças - Depende da discussão
e equalização dos aspectos culturais de confiança
e de interesse de pessoas e empresas; também depende da cultura
da competência e da cultura da tecnologia de informação.
Fases
da avaliação do parceiro
•
Fase 1 - Identificação do parceiro ideal. Definição
clara da estratégia e dos objetivos da aliança comuns
às empresas parceiras.
• Fase 2 - Realização de teste
do mercado.
• Fase 3 - Procura de candidato cujo perfil melhor
se enquadre com as estratégias e objetivos das organizações.
• Fase 4 – Avaliação técnica
para determinar as competências diferenciais da aliança
e verificar o nível da interdependência dos parceiros.
• Fase 5 – Busca do auxílio de pessoas
experientes que dominem as técnicas para se estabelecerem as
negociações iniciais.
Passos para
a implementação dos acordos
Passo 1 - Criar um plano de integração das atividades comuns.
Passo 2 - Investigar para antecipar as reações dos concorrentes,
buscando dimensionar os riscos da parceria.
Passo 3 - Definir prioridades de investimento e objetivos de desempenho.
Passo 4 – Criar métodos e medidas para avaliação
dos resultados.
Passo 5 - Definir o novo papel dos gestores e preparar para comemorar
os resultados positivos.
Fatores de sucesso de alianças e parcerias
1. Nível
da interdependência das organizações.
2. Grau e tipo de investimento (os parceiros investem um no outro como
forma de comprometimento).
3. Tipo e forma de informação (comunicação
aberta).
4. Nível de confiança entre as partes.
5. Integridade dos membros.
Principais
problemas nas alianças e parcerias - Individualismo, desconfiança,
falta de comprometimento, comunicação ineficiente, questões
culturais.
Possíveis soluções – Avaliação
contínua da parceria; fornecimento adequado de informações
entre os parceiros; garantia de que os membros se incentivem mutuamente
e que continuem interessados na parceria; exercício da sensibilidade
para com a cultura e a maneira de pensar do parceiro; oportunismo individual
cedendo lugar aos interesses compartilhados; troca de conhecimentos e
informações; tomada de decisões de forma colegiada,
solidariedade com colaboradores e ver o concorrente como aliado; ter visão
de complementaridade dos objetivos dos parceiros; realizar práticas
gerenciais apropriadas; buscar aprender com a experiência do empreendimento
e com o próprio parceiro. |