Joint venture pode ser considerada como empresa de propriedade conjunta ou forma de cooperação entre empresas, com o fim de realizar propósitos por meio de empresa comum, com participação do capital social.

Busca alcançar sinergias explícitas entre unidades da empresa, o que quase sempre foi mais questão retórica do que real. As joint-ventures provaram ser desafio operacional para muitas empresas.

Observadores já constataram que uma das maiores dificuldades é explicitar as metas que as partes têm para o empreendimento conjunto.
Algumas joint ventures podem ser visualizadas no exemplo da Mercedes-Benz (empresa de carros alemã) e da Swatch (empresa de relógios da Suíça), que estão em uma joint venture para produzir o mini carro Smart. São apoiadas pela parceria de dez fornecedores-chave, os quais mudaram suas operações para a “Smart Ville” na França. Esse relacionamento é focado nos parceiros de diferentes setores, compartilhando habilidades de design inovadores, know how tecnológico e capacidades de marketing para produtos inovadores.




Copyright © 2010 AIEC