Empowerment
- A maior parte das organizações criadas antes do início
dos anos 1980 era voltada para a noção de que deveria ter
divisão clara do trabalho e da responsabilidade entre administração
e trabalhadores. Aos gerentes cabiam o planejamento e o raciocínio
e aos trabalhadores, fazer o que lhes era ordenado. Entretanto, a maioria
das organizações atuais está redesenhando suas atividades
e cargos, de modo a deixar que as equipes de trabalhadores ou os funcionários,
individualmente, tomem parte das decisões de trabalho anteriormente
exclusivas dos gerentes. Essa transferência de autoridade e responsabilidade,
relativas ao cargo dos gerentes, para os trabalhadores é chamada
de delegação de poder ou empowerment.
O empowerment diz respeito ao processo
utilizado pelos gerentes que, gradativamente, transferem às
equipes de trabalho e aos funcionários a autoridade e a responsabilidade.
Não significa dar poder às pessoas e sim abrir espaço
para que elas usem o poder do conhecimento, das habilidades e da
motivação que já têm.
Para que as pessoas possam fazer uso dessa autonomia e assumir responsabilidades,
é preciso que os executivos promovam condições
favoráveis de aprendizado, ação e decisão.
Isso significa que os gerentes também devem estar preparados
para instalar o empowerment porque, tradicionalmente, a
autoridade e a responsabilidade são atribuições
gerenciais. Se o segmento gerencial não tiver percepção
adequada sobre o processo, poderá sentir-se ameaçado
e tornar-se mais centralizador.
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