Empowerment - A maior parte das organizações criadas antes do início dos anos 1980 era voltada para a noção de que deveria ter divisão clara do trabalho e da responsabilidade entre administração e trabalhadores. Aos gerentes cabiam o planejamento e o raciocínio e aos trabalhadores, fazer o que lhes era ordenado. Entretanto, a maioria das organizações atuais está redesenhando suas atividades e cargos, de modo a deixar que as equipes de trabalhadores ou os funcionários, individualmente, tomem parte das decisões de trabalho anteriormente exclusivas dos gerentes. Essa transferência de autoridade e responsabilidade, relativas ao cargo dos gerentes, para os trabalhadores é chamada de delegação de poder ou empowerment.


O empowerment diz respeito ao processo utilizado pelos gerentes que, gradativamente, transferem às equipes de trabalho e aos funcionários a autoridade e a responsabilidade. Não significa dar poder às pessoas e sim abrir espaço para que elas usem o poder do conhecimento, das habilidades e da motivação que já têm.

Para que as pessoas possam fazer uso dessa autonomia e assumir responsabilidades, é preciso que os executivos promovam condições favoráveis de aprendizado, ação e decisão. Isso significa que os gerentes também devem estar preparados para instalar o empowerment porque, tradicionalmente, a autoridade e a responsabilidade são atribuições gerenciais. Se o segmento gerencial não tiver percepção adequada sobre o processo, poderá sentir-se ameaçado e tornar-se mais centralizador.




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