2 - Gestão com base nas competências

As organizações têm se conscientizado de que seu sucesso também depende, e muito, da qualificação de seus funcionários.

Por isso, nos últimos tempos, as empresas têm enfatizado o desenvolvimento de competências. Compreender a gestão com base nas competências (ou gestão de competências) exige entendimento prévio do termo. Não existe conceito único e universal, mas, sim, diversas posições teóricas.

  • Definições de gestão de competências:

O conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes interdependentes requeridos para a realização de determinado propósito, dentro de um contexto organizacional específico. (Durand, 1998)


A competência do indivíduo não se resume aos conhecimentos e know how específicos. Competência situa-se na encruzilhada com três eixos formados pela pessoa: 1) sua biografia (socialização, experiência de vida); 2) sua formação educacional e 3) sua experiência profissional. Competência implica saber como mobilizar, integrar e transferir conhecimentos, recursos e habilidades dentro de um específico contexto de trabalho (Boterf, 1994).

  • Mas o que vem a ser, afinal, Gestão de competências?

É o modelo gerencial que encara o desempenho organizacional como decorrência, principalmente, da forma como a empresa identifica e mobiliza recursos para atender às necessidades de consumidores, em segmento de mercado específico. Sem desconsiderar também a ocorrência das forças do ambiente externo, enfatiza os recursos empresariais internos para alcançar vantagens competitivas difíceis de serem imitadas pela concorrência.

Esse modelo tem por base a estratégia traçada pela organização para orientar suas ações (de construção de alianças e parcerias estratégicas, recrutamento, seleção, treinamento, gestão de carreira, entre outras) procurando alavancar e desenvolver as competências necessárias para atingir seus objetivos.



Copyright © 2010 AIEC