3 - Marketing interno

O marketing interno também conhecido como endomarketing ou como “comunicação interna”, significa ações empresariais que buscam satisfazer os clientes internos (unidades da organização e funcionários). A prática comum, entre as grandes empresas brasileiras é o desenvolvimento de estratégias focadas para o marketing externo.

É preciso lembrar que essas ações de marketing raramente funcionam sem a existência de grande atenção e investimento no marketing interno. “Encantar” o cliente externo, surpreendê-lo e “fidelizá-lo” são palavras de ordem. Mas, sem ações reais de endomarketing, sem a verdadeira valorização do público interno, sem efetiva comunicação interna, as estratégias de marketing externo podem não ser bem sucedidas. O êxito da organização raramente é conseguido de maneira linear e sim de forma sistêmica. Um dos aspectos desse todo empresarial deve estar voltado para a valorização do público interno.

É comum, aos funcionários, desconhecerem os planos ou mesmo a realidade da própria empresa. Também não é raro que a unidade da organização não conheça o que as suas áreas ou as de outras unidades estão fazendo porque os funcionários são os últimos a receber comunicado. Além disso, saber de projetos que os atingem diretamente por fontes externas (jornais, pessoas de fora da empresa) pode trazer sentimento de “traição”. Por isso, a comunicação interna deve receber a atenção que merece. É preciso trabalho sério de marketing interno. As reuniões, as murais, os comunicados, os boletins, os jornais, os vídeos, seminários e treinamentos, hoje largamente utilizados como instrumentos de comunicação interna, precisam trazer informações relevantes, de forma a conquistar o cliente interno, o funcionário, para a empresa" (Marins, 1999).


“É ledo engano querer satisfazer o cliente externo sem antes encantar o cliente interno. O dirigente moderno precisa saber que o funcionário é o cartão postal da organização. É ele que representa a empresa junto ao cliente externo...”(Souza, J, 2001).


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