4 - Gestão pela Qualidade Total (QT)

Diante da grande quantidade de definições, teorias e programas, é difícil precisar o significado da Qualidade Total (QT).


A QT pode ser considerada como o conjunto de princípios, técnicas e procedimentos voltados para envolver todos os funcionários da organização, buscando controlar e aprimorar, permanentemente, a maneira como o trabalho é realizado, a fim de atender as expectativas de qualidade dos clientes.

A Gestão da Qualidade Total dá importância aos processos e não às tarefas em si. Sua concepção, a partir das necessidades dos clientes, estrutura os processos da empresa. Trabalha sobre a concepção de DEMING - melhorias contínuas do que já se faz.

Após, a “euforia inicial, esse modelo de gestão vive momentos frágeis diante das lacunas constatadas entre o que se espera do projeto e os resultados alcançados. As críticas mais comuns referem-se a problemas de ordem prática na implantação, quando a introdução dos programas de QT não segue os princípios apregoados e, também, problemas inerentes às próprias concepções e características da QT.

Principais pressupostos da Qualidade Total - QT

• Foco no cliente. • Melhoria contínua dos processos.
• Envolvimento e participação de todos. • Decisões baseadas em fatos - qualquer método lógico e comprovado de coleta, análise e apresentação de informação. Os fatos e dados são os critérios básicos para a sistematização do conhecimento. Isso minimiza a tendência da resolução de problemas baseados somente na experiência ou naquilo que se julga ser o conhecimento certo.
• Abordagem sistêmica – pressupõe tratamento sistêmico para a melhoria, tendo por núcleo do sistema o processo de trabalho individual. • Planejamento a longo prazo.


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