Resumo

As principais armas competitivas utilizadas pelas organizações na busca pela vantagem competitiva são:

Terceirização é o relacionamento de extensão da empresa, que possibilita a compra de bens e serviços de fora, como alternativa de produzi-los internamente.

Joint venture
é uma empresa de propriedade conjunta ou forma de cooperação entre empresas, com o fim de realizar propósitos por meio de empresa comum, com participação do capital social. A prática desse processo tem-se apresentado de difícil alcance.

Benchmarking é a busca das melhores práticas da administração para descobrir e alavancar vantagens competitivas. O benchmarking deve adequar-se à realidade e à cultura de cada empresa e não ser incorporado indiscriminadamente de uma organização em outra.

Empowerment as organizações atuais estão redesenhando o trabalho e os cargos de modo a deixar aos trabalhadores parte das decisões anteriormente tomadas exclusivamente pelos gerentes. Essa transferência de autoridade e responsabilidade relativas ao cargo dos gerentes, para as equipes ou para os funcionários, individualmente, é também chamada de delegação de poder ou empowerment.

Downsizing é prática relativa à redução do tamanho de organizações por meio de demissões generalizadas. Algumas consequências e efeitos do downsizing, dentre outros, são: 1) extinção de cargos; 2) achatamento dos níveis hierárquicos; 3) insegurança e resistência dos funcionários não demitidos.

Gestão de competências é o modelo gerencial que considera, como principal fator do desempenho organizacional, o modo ou forma como a empresa identifica e mobiliza recursos para atender às necessidades de consumidores em mercado específico. Enfatiza os recursos empresariais internos para alcançar vantagens competitivas difíceis de serem imitadas pela concorrência, sem desconsiderar a ocorrência das forças do ambiente externo.

Marketing interno (endomarketing ou comunicação interna) é o procedimento empresarial com o objetivo de satisfazer os clientes internos da organização. O excessivo foco no marketing externo, relegando a segundo plano o marketing interno, indica falta de cuidados com efetiva comunicação interna. É um equívoco e pode gerar consequências prejudiciais à empresa. Todas as áreas das unidades empresariais e o funcionalismo, como um todo, devem receber informações relevantes da organização.

Gestão pela qualidade total é o conjunto de princípios, técnicas e procedimentos destinados a envolver todos os funcionários de uma organização, buscando controlar e aprimorar, permanentemente, a maneira como o trabalho é realizado. Enfatiza os processos e não as tarefas em si. Seus principais pressupostos são: 1) foco no cliente; 2) aprimoramento constante em todos os processos da organização; 3) decisões baseadas em fatos (mensuração precisa); 4) participação ativa dos funcionários; 5) abordagem sistêmica; 6) planejamento a longo prazo.

Gestão de processo introduz visão sistêmica do trabalho e mostra a interdependência existente entre fornecedores, executores e clientes como parte de uma cadeia de atividades destinada a gerar resultados organizacionais. A gestão de processo compreende pelo menos três grandes fases interdependentes e complementares, que se realimentam constantemente. São elas:

1ª Fase – etapa de planejamento e organização, quando o processo é descrito e feito um diagnóstico a respeito do seu desempenho, para identificar as necessidades e os requisitos dos seus clientes.
2ª Fase - compreende diagnóstico, elaboração e o implemento de plano de melhoria do processo.
3ª Fase - compõe-se de acompanhamento e controle das ações de melhoria implementadas, bem como avaliação e controle do processo.



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