1 - Cultura organizacional

O aumento da complexidade organizacional interfere no ambiente de negócio. Isso exige novo mecanismo de relacionamento entre o indivíduo e a organização da qual ele é membro. Nesse momento, é importante relembrar o significado de Administração Estratégica, porque envolve a noção de capacitação estratégica para o desenvolvimento de novo comportamento organizacional capaz de responder às contínuas variações do ambiente. Todos os membros da empresa passam a desempenhar importantes papéis como colaboradores, participantes e facilitadores do processo de mudança organizacional.

Os aspectos intrínsecos da empresa precisam ser considerados ao se pensar em mudança organizacional. Inicialmente, será retomado o estudo da cultura organizacional. Após, será abordada a questão do clima organizacional e a relação que tais elementos têm com o processo, finalizando com as reações à mudança organizacional.

Antes de conceituar cultura organizacional, é importante apontar que há reflexo real do conjunto de padrões, no âmbito nacional, regional e até mesmo local na cultura da organização propriamente dita. Tal reflexo se expressa nos relacionamentos, padrões de conduta, na forma de administração; enfim, nas premissas de cada organização.

E o que vem a ser cultura organizacional?


“A cultura organizacional consiste em padrões explícitos e implícitos de comportamentos adquiridos e transmitidos ao longo do tempo, que constituem característica própria de cada empresa.”

(Chiavenato, 1996)



"É a cultura dominante que expressa as normas, valores e crenças essenciais a toda a organização e partilhados por número maior ou menor de membros. Quando se fala de cultura organizacional faz-se referência à cultura dominante, à macrovisão da cultura que confere à organização a sua personalidade distinta."

(Bilhim, 1996)



Copyright © 2010 AIEC