2 - Clima organizacional

O clima organizacional é decorrente dos efeitos culturais, valores, comportamentos, estilos gerenciais e dos instrumentos, conhecimentos e processos operacionais empregados pela organização. Constitui a atmosfera psicológica do ambiente interno de uma organização e está muito ligado ao moral e à satisfação das necessidades humanas dos seus integrantes.


“Clima [organizacional] é resultante da cultura das organizações, de seus aspectos positivos e negativos (conflitos).”

(Luz, 1995)



“O clima retrata o grau de satisfação material e emocional das pessoas no trabalho. Observa-se que esse clima influencia profundamente a produtividade do indivíduo e, consequentemente, a da empresa”.

(Luz, 2001)

Cada nova pessoa que entra para a empresa espera ter o apoio da organização para atender suas expectativas e necessidades econômicas, sociais e emocionais. Dependendo da percepção que tiver, o funcionário construirá em sua mente outra imagem da organização. Diante do sentimento da pessoa em relação à sua organização, o clima pode ser saudável ou doentio, quente ou frio, negativo ou positivo, satisfatório ou insatisfatório. Por isso, está diretamente relacionado com o nível de motivação de seus participantes.

Em termos práticos: o clima organizacional depende das condições econômicas da empresa, do estilo de liderança utilizada, das políticas e valores existentes, da estrutura da organização, das características das pessoas que participam da empresa, das percepções que os funcionários têm dela, do grau de motivação das pessoas, do ramo de atividade da empresa (negócio) e do estágio de vida da empresa.

Há diferenças básicas entre os conceitos de clima e cultura organizacional, como indica no quadro síntese:




Copyright © 2010 AIEC