Para que as organizações se adaptem a mercados novos, vejam oportunidades para seu produto ou serviço, convém centralizar ou descentralizar suas estruturas gerenciais, desenvolvendo programas inovadores para o treinamento de seus funcionários. Muitas se arrastam, sem mudanças, por muitos anos. O reconhecimento e a aceitação das forças externas ou internas para a mudança é o elemento-chave à previsão de mudanças. Forças externas - As forças externas para a mudança são a identificação da necessidade por mais, menos ou diferentes produtos, bens e/ou serviços. As necessidades e os desejos do consumidor mudam; as empresas concorrentes modificam suas estruturas de promoção ou de precificação; variações ocorrem no poder de compra de vários consumidores. O gerente e a organização que evitam a identificação dessas mudanças podem ser ultrapassados por outros que enxergam a tendência e adaptam suas operações para aproveitar oportunidades no mercado.
Forças internas - a primeira força interna para a mudança é a estrutura do poder ou o organograma da empresa. Por exemplo: os sistemas de controle mais descentralizados, a estrutura formal de autoridade mais flexível, os canais de informações transparentes e efetivos e sistemas de recompensas benéficos tendem a influenciar os gerentes a desenvolver ideias para a mudança e até implementá-las. Considere a organização com sistemas rígidos de controle, estrutura de poder e de decisão hierárquica inflexível e o sistema fraco de aumento salarial por merecimento. Esses atributos organizacionais, individualmente ou em combinação, podem representar obstáculos consideráveis para o desenvolvimento e/ou a implementação de mudanças. É possível que uma situação de crise venha a descongelar a organização. A
segunda força, a favor ou contra a mudança, é a força
das pessoas, muitas das quais preferem a abordagem do mesmo negócio
de sempre e resistem às mudanças. Mas, elas resistem simplesmente
por não ceder? Medo do desconhecido ou visão de algo perturbador
na mudança que outros não perceberam? Já outras pessoas,
ansiosas por ideias novas, estão sempre buscando novas e
melhores maneiras de agir. Elas buscam mudar por mudar? Por que viram
algo que outros não enxergaram? Surge então o conflito e
a necessidade de intervenção para resolver esse impasse. |
Copyright © 2010 AIEC |
|