Para ter mudança organizacional é preciso que a cultura organizacional seja transformada e o clima organizacional seja levantado. Os executivos desavisados pensam que é possível mudar a cultura organizacional; porém, na prática, ela não é decretada e sim transformada. A cultura organizacional envolve conjunto de elementos psicossociais, como normas, valores, recompensas e poder, sendo atributo intrínseco da organização. Por isso, o processo de mudança é difícil, exigindo cuidado e tempo. Não se determina dia e hora para o início da mudança organizacional, pois implica em trabalhar a cultura e o clima da empresa. Se esse trabalho não se realizar, poderá haver conflito entre o que se deve preservar do passado e incorporar do presente. Isso ocorre de forma lenta e gradual. Não basta o grupo resolver criar novos padrões simbólicos para que isso aconteça, em processo de mágica. Esse procedimento de incorporação caracteriza-se por luta entre os que buscam preservar a cultura existente e os que pretendem implantar novos valores.
A implantação da mudança organizacional traz a opção por determinado curso de ação em detrimento de outro; não requer, necessariamente, consenso. Dessa forma, o relacionamento entre os valores postulados pelo novo arranjo formal pode ir ao encontro dos valores existentes, acarretando a preservação de algo útil; a alteração é lenta e gradual, podendo ou não acarretar uma mudança nos padrões simbólicos (Young, 1989). As chances de as mudanças serem aceitas e desenvolvidas por um grupo dependem, essencialmente, da relação entre os valores postulados pela nova estratégia e os valores já existentes na organização. Os valores introduzidos pela mudança organizacional podem ser antagônicos aos tradicionais (valores novos opostos aos antigos). Quando isso acontece, é muito raro que tais novos valores sejam absorvidos. Talvez porque sejam mais entendidos como a morte da organização do que grande mudança cultural. No
entanto, não necessariamente, os valores introduzidos são
antagônicos aos tradicionais; podem simplesmente ser distintos dos
antigos. Assim, ao invés de serem destruídos os valores
preexistentes, amplia-se o núcleo dos valores. |
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