3) Nível da organização
- Nesse nível, examina-se apenas o fato de o sucesso ou não da mudança proposta ser influenciado pelos acontecimentos passados. Assim, a história da organização determina, antes de iniciar o novo processo, atitudes favoráveis ou contrárias às alterações dos seus participantes. Faz parte dos processos mentais do indivíduo supor que o curso de acontecimento do passado seja repetido no futuro. Com isso, o sucesso ou insucesso de determinada mudança fica registrado na mente dos funcionários, criando expectativas da repetição das consequências anteriores para qualquer nova tentativa de mudança. Como os novos dirigentes e, também, os consultores de empresa desconhecem os eventos passados da organização, eles não compreenderão resistências surgidas contra mudanças, mesmo que beneficiem os próprios participantes.


4) Nível do ecossistema - As características do ambiente externo à organização têm grande influência na fixação das subculturas dos participantes. Os relacionamentos das unidades administrativas são como ecossistemas mutáveis; elas aceitam mais facilmente as mudanças. Quanto mais mutável for determinado fator ecológico importante para a organização, mais os seus participantes aceitarão mudanças, pois se habituaram com faixas de tolerâncias indefinidas e localização variável do ponto forte.



5) Nível da sociedade
- As sociedades desenvolvem normas e crenças peculiares. Qualquer tentativa de mudança organizacional que contrarie frontalmente uma dessas variáveis culturais irá encontrar barreiras.



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