Resumo

Cultura organizacional é o conjunto de valores expressos por rituais, hábitos e crenças comuns aos membros de uma instituição que, por sua vez, produzem normas de comportamento genericamente aceitas por todos. Não se limita às normas formais; regras não escritas tomam forma no ambiente organizacional. Aponta os modos institucionalizados de agir e de pensar; constitui sistemas de referências simbólicos, que moldam as ações de seus membros segundo certo figurino. A cultura organizacional é construída por diversas subculturas, porque o ambiente da empresa é plural e os seus membros não são agentes passivos que apenas absorvem os significados predominantes na organização; são agentes ativos na criação e transformação desses significados.

Clima organizacional reflete os efeitos da cultura organizacional e retrata o ambiente interno da organização, principalmente o nível de motivação dos funcionários. Não indica formas de atuação e de pensamentos institucionais; mapeia o ambiente interno; apreende as reações dos funcionários, incluindo suas satisfações e insatisfações pessoais; procura formar conjunto de soluções relativas à sobrevivência, à manutenção e ao crescimento da organização para responder as exigências que o ambiente externo provoca; tem natureza mais transitória que a cultura organizacional e pode ser administrado a médio ou em curto prazo.

Diante dessas características e elementos, cultura e clima organizacional não se confundem.

Mudança organizacional é a transformação do comportamento de um indivíduo, grupo ou organização. Devido ao contexto ambiental dinâmico, surgem forças externas à organização, bem como pressões internas que geram a necessidade da mudança organizacional:

Forças externas identificam as alterações dos desejos, necessidades e poder aquisitivo dos consumidores, trazendo a necessidade de cuidar mais de perto das mudanças realizadas pela concorrência (de estrutura, precificação etc.).

Forças internas são: 1) tipo de estrutura do poder ou o organograma da empresa - quanto mais rígida e inflexível, menor a chance de as mudanças serem implementadas e aceitas; 2) força das pessoas da empresa – refere-se à tendência de algumas delas serem resistentes às mudanças e de outras buscarem o novo.

Cultura organizacional e mudança organizacional - A cultura organizacional envolve o conjunto de elementos psicossociais de difícil trato, o que exige uma série de cuidados e tempo para serem trabalhados. Para haver mudança organizacional é preciso que a cultura organizacional seja transformada e o clima organizacional analisado. A cultura organizacional não é simplesmente “mudada”, muito menos por decreto; ela é transformada, cuidadosamente, no decorrer de um longo tempo.

Reações às mudanças – A mudança organizacional pode gerar incertezas diante do desconhecido. Normalmente, as pessoas reagem aderindo ou resistindo às mudanças. Os grupos sociais influenciam as mudanças de comportamento para haver alterações de atitudes. Ao serem analisados os motivos das reações às mudanças, é preciso considerar a hierarquia de cinco níveis de complexidade: 1. nível do indivíduo; 2. nível de grupo (pressão do grupo e da liderança desse grupo sobre o indivíduo); 3. nível da organização (fatos organizacionais passados influenciam a reação); 4. nível do ecossistema (influência do ambiente externo à organização); e 5. nível da sociedade (a cultura da sociedade interfere no tipo de mudança organizacional).



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