3 - Novos paradigmas gerenciais

Os alunos que buscam textos relativos à administração encontram leitura, geralmente, enfadonha. Além disso, a maioria apresenta múltiplas receitas de sucesso e de modismos empresariais. Esperando superar esse incômodo, pontos importantes das atuais ideias gerenciais administrativas (tidas como novos paradigmas) serão retomados. Estudo sério não deve abrir mão da abordagem de assuntos considerados relevantes.

As pressões para a incorporação de modelos de gestão, algumas vezes totalmente inadequados às condições socioeconômicas e culturais brasileiras, são provenientes tanto de fatores internos quanto externos às organizações. Pode-se até pensar que há o predomínio do valor simbólico de modernidade atribuído à necessidade da atualização gerencial. Também há o temor de ser ultrapassado pelos concorrentes. Além disso, não se pode desconsiderar a disseminação feita das mais diversas formas que elogiam os gurus organizacionais, bem como o exemplo das empresas pioneiras, particularmente norte-americanas, na adoção de novas abordagens gerenciais administrativas, durante o século XX.

As mudanças no papel dos gerentes são traduzidas em novos paradigmas gerenciais. Os pontos em comum entre tais paradigmas é que, embora os gerentes continuem desempenhando os papéis de autoridade e responsabilidade pelas decisões, o processo administrativo pode e deve ser distribuído em toda a estrutura. Assim, todos participam da administração e os gerentes coordenam esse processo administrativo.



Copyright © 2010 AIEC