Os principais novos paradigmas gerenciais.

As mudanças no papel dos gerentes são traduzidas em novos paradigmas gerenciais. Os pontos comuns entre tais paradigmas é que, embora os gerentes continuem desempenhando os papéis de autoridade e responsabilidade pelas decisões, o processo administrativo pode e deve ser distribuído em toda a estrutura

Gestão Japonesa


Antecedentes – o Japão, após a 2ª Guerra, precisava recuperar-se e abrir espaço no mercado internacional, oferecendo produtos competitivos.

ideias centrais – Filosofia da Qualidade Total (Deming) e trabalho em equipe voltados para a satisfação do cliente.

Principais características gerenciais:

  • equipes autogerenciadas para solucionar problemas de trabalho (Círculos de Controle de Qualidade - CCQ)
  • garantida a qualidade do trabalho (Controle da Qualidade Total - CQT);
  • otimização da produção pela gestão de estoques (just in time);
  • filosofia para contínuo aprimoramento;
  • produtos customizados para atender os segmentos de mercados (flexibilidade da manufatura).


Copyright © 2010 AIEC