Gestão de Competência

Antecedente – A questão das competências é controversa. Esse tipo de gestão é, na atualidade muito discutido, principalmente diante da evolução e intensificação tecnológica nos últimos anos.

Ideias principais:

  • o desempenho empresarial é resultado do modo como a organização mobiliza e aplica recursos para atender às necessidades e expectativas da sua clientela;
  • enfoca os recursos empresariais internos (recursos humanos, financeiros e materiais) para alavancar diferenciais competitivos que a concorrência terá dificuldades para “copiar”;
  • propõe metodologia de avaliação do desempenho individual e organizacional para identificar as lacunas entre as competências necessárias à consecução dos objetivos e as competências internas disponíveis na empresa.

    Principais características gerenciais:

  • para ter conhecimento abrangente dos ambientes externo e interno, o gerente atua de forma a transformar tecnologia, produtos e serviços em oportunidades de negócio;
  • atua além das fronteiras organizacionais, antecipando-se a fatos e tendências;
  • apresenta condições para trabalhar em equipes multifuncionais;
  • coordena e lidera equipes, aceitando e conciliando as diferenças, além de exercer o papel de facilitador dos processos, provocador de motivação e do surgimento de talentos;
  • sabe lidar com os interesses dos concorrentes e com contradições e conflitos presentes no contexto organizacional e no seu ambiente (gerenciamento da complexidade);
  • apresenta disposição para mudanças, flexibilidade e adaptabilidade (competências gerenciais essenciais), o que significa orientação para inovação e a criatividade e contínua abertura para renovar estratégias e processos (gerenciamento da adaptabilidade);
  • planeja em ambientes de incertezas e transições e lida com transformações contínuas, valorizando a autonomia, a transparência e a ética profissional (gerenciamento da incerteza);
  • busca o autodesenvolvimento e age como educador dos demais, desenvolvendo-os e treinando-os, o que contribui para a aprendizagem organizacional (gerenciamento do aprendizado).
  • Grandes desafios enfrentados - Poucas empresas brasileiras apresentam condições de implementar o modelo no seu todo. O que vem ocorrendo é a aplicação de alguns dos seus aspectos mais importantes. Outro desafio está na dificuldade de associar o desempenho necessário às situações que ofereçam múltiplas oportunidades de crescimento profissional e estimulem as pessoas a desenvolver coletivamente competências e a compartilhá-las. Se não for assim, essa forma de gestão pode até “apresentar-se com uma roupagem moderna”, sem, de fato, representar “inovações nas práticas de gestão”. (Brandão & Guimarães, 2001).

Gestão do Conhecimento

Antecedentes – A partir das discussões sobre a Sociedade do Conhecimento, as organizações começaram a atentar para o conhecimento, não mais como recurso e sim mais experiente e importante.

Ideias centrais - A gestão do conhecimento preocupa-se em localizar e absorver o conhecimento dentro da empresa e passá-lo aos integrantes da empresa, de forma organizada. Além disso, procura criar a própria competência e construir uma rede de conhecimentos com o seu ambiente. O conhecimento perseguido é aquele que promove a inovação voltada para os objetivos organizacionais.

Principais características gerenciais:

  • propiciar condições para que ocorra a geração do conhecimento inovador – isso exige saber lidar com o erro;
  • promover ambiente que incentive e facilite o compartilhamento do conhecimento.

Desafios a enfrentar:

  • a gestão do conhecimento tem se configurado como um dos principais diferenciais de sucesso das empresas modernas; entretanto, apresentará uma aplicação superficial se aplicado indiscriminadamente nas organizações brasileiras;
  • da mesma forma que a gestão de competências, ainda não existem, na maioria de nossas empresas, as condições organizacionais totalmente favoráveis à aplicação de princípios e das práticas gerenciais voltadas para a gestão do conhecimento;
  • essa proposta só se concretizará se a administração dos recursos humanos estiver inserida no aprendizado organizacional. Por isso, os profissionais dessa área precisarão desenvolver, mais do que nunca, novas habilidades, competências e conhecimentos, continuamente, além de promover programas voltados ao desenvolvimento de todos esses elementos para os demais integrantes da empresa.


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